Tom de voz

Ele nasce com base no nosso DNA Rumo. Nosso tom é formado por 3 diretrizes que vão ajudar você a se comunicar em nome da Rumo.

Você tem o poder de colocá-lo em prática, então use e abuse do nosso tom em todo tipo de comunicação (interna/externa).

Diretrizes

Do início ao fim

Na hora de escrever, valorizamos a informação do começo ao fim, a causa e a consequência, sem esquecer a jornada. Como em uma história que engaja.

O segredo é dar o contexto, dar informação para que as pessoas estejam no mesmo trilho e, quando possível, apontar a oportunidade, celebrar o resultado ou alertar a consequência.

Quiz Tom de Voz - Escolha a opção correta
/
Estamos no caminho certo quando:
Somos sempre totalmente genéricos. Não apresentamos nenhuma solução. Ordenamos uma ação ao leitor. Ter textos longos com vários assuntos. Só falamos sobre as consequências das ações.
Trazemos vida ao texto usando alguma personalização. Resolvemos possíveis problemas. Encontramos formas de engajar o leitor. Temos um texto com começo, meio e fim. Falamos da causa e da consequência.

Olha no olho

A gente se interessa pelo outro e escreve de igual para igual. Usamos palavras que fazem parte do repertório amplo das pessoas: das expressões do dia a dia e do regional-global.

Isso acontece quando nos colocamos no lugar do outro , sendo mais próximos, fugindo do corporativês e deixando de lado a arrogância.

Quiz Tom de Voz - Escolha a opção correta
/
Estamos no caminho certo quando:
Usamos termos difíceis e específicos. Usamos gírias e muita informalidade. Somos distantes e frios.
Usamos uma linguagem acessível a todos. Falamos como em uma conversa com um colega. Demonstramos proximidade e empatia com o leitor.

Simplifica a vida

Nosso tom deixa a nossa comunicação mais eficiente. A gente descomplica dados, traduz informações, damos sentido ao que parece vago. Usamos e abusamos de infográficos, imagens, vídeos e ilustrações.

Buscamos novos formatos para apresentar as informações de sempre, sem virar paisagem. O visual anda junto com o verbal. Nossos textos têm quebras, ritmo e são didáticos.

Quiz Tom de Voz - Escolha a opção correta
/
Estamos no caminho certo quando:
Falamos de cada detalhe da informação. Omitimos informações.
Simplificamos ao máximo a forma de passar uma informação. Abordamos tudo que é necessário.

Veja alguns exemplos do nosso Tom de Voz ganhando vida em peças.